Ajudar Os outros perceber as vantagens da cintilografia ossea



A duraçãeste da aquisição DE imagens é de 30 minutos, não é necessário qual o paciente faça jejum e não é necessária a suspensãeste do uso de medicamentos. Após a injeçãeste do radiofármaco, é preciso aguarda de 2 a 4 horas para que haja absorção óssea do material, nesse período é recomendado que este paciente se hidrate natural de modo a eliminar este resto do radiofármaco qual nãeste se localizou nos ossos.

Será realizada injeção na veia usando agulha fina (desconforto mínimo) do radiotraçador ósseo MDP-99mTc (metilenodifosfonado marcado com tecnécio). A dose de radiaçãeste é baixa (similar ao exame da radiologia), com probabilidade quase nula de reaçãeste alé especialmentergica.

Este osso é este local Muito mais comum de câncer por mama secundário (metástase óssea). Os ossos Ainda mais afetados sãeste a coluna vertebral, costelas, crânio, pelve, perna e braço. Quem possui câncer por mama secundário no osso Têm a possibilidade de deter multiplos sintomas ou nenhum. Muitas pessoas se sentem amplamente natural e os sintomas podem ser controlados, por isso a importância de fazer ESTES exames tais como a cintilografia óssea para investigação e estadiamento.

Precisamente a radiação sendo baixa, mulheres gravidas, utilizando suspeita do gravidez ou amamentando nãeste devem criar a cintilografia. No resultado entregue ao paciente de modo a ser levado ao especialista que solicitou este exame é apontado onde estão os possíveis focos das doenças, permitindo a ele planejar ou avaliar o tratamento.

Será injetado na veia do paciente um radiofarmaco (MDP) e logo após sera orientado a ingestão do amplamente liquido, devendo aguardar do 3 à 5 horas para o incio da aquisiçãeste das imagens.

5 CINTILOGRAFIA ÓSSEA TRIFÁSICA PARA GUIAR A RETIRADA DE IMPLANTES METÁLICOS EM FRATURAS: ESTUDO PRELIMINAR 6 Fraturas Tipo II-III D M A Fraturas Genero IV D M A Gráfico Achados cintilográficos vs. MODELOS por fraturas fragmentos, tua fixaçãeste fixa jazepararpermanecequedavel por té especialmentecnica atraumática e mobilização articular precoce (). A redução anatômica Destes fragmentos Têm a possibilidade de trazer quaisquer inconvenientes, saiba como seqüela vascular e dificuldade por movimentaçãeste da articulaçãeste próxima à fratura devido ao edema muscular secundário ao traumatismo cirúrgico (nove). Em Teor biomecânicos, os mé especialmentetodos do fixaçãeste biológicos sãeste suficientemente estáveis e fornecem ao osso propriedade de suportar ministério nenhumas impedir a reparaçãeste tecidual. A osteossíntese com HIB é considerada atualmente o mé especialmentetodo de eleiçãeste de modo a o procedimento das fraturas diafisárias do fêmur (,), como ESTES fragmentos são fixados do modo mais fisiológico, ou mesmo que, confere elevado estabilidade aos fragmentos, lesa menos a sua vascularização, sem eliminar o hematoma da fratura, o qual promove a formação Muito mais precoce do calo ósseo. Blogar é claramente demonstrado pela cintilografia óssea trifásica, pela menor intensidade por captaçãeste do traçador nos pacientes submetidos a o Espécie por tratamento (tabela ). Mal seis,7% Destes pacientes submetidos à fixaçãeste com HIB apresentaram aumento moderado da remodelaçãeste óssea no local da fratura e os demais, unicamente aumento discreto (gráfico ). A PP é colocada tangencialmente aos fragmentos ósseos e permite certo grau por mobilidade, qual leva à hipertrofia o calo ósseo (), o talvez possa ser a explicação para o aumento do captaçãeste óssea do traçador evidenciado na cintilografia óssea trifásica em todos ESTES pacientes estudados. Em,% destes pacientes a remodelaçãeste foi discreta, em 7% moderada e em,% acentuada. As alterações na fase tardia da cintilografia óssea nos pacientes usando HIB foram Ainda mais discretas e ocorreram em 1 menor número por pacientes em comparaçãeste utilizando ESTES submetidos à PP, indicando qual este calo ósseo pelo primeiro mé especialmentetodo de fixaçãeste estava sofrendo menor movimentação que não a de compressãeste, permitindo, portanto, boa consolidação do local da fratura (gráfico ).

A graduaçãeste foi feita através da comparaçãeste utilizando este lado oposto, sendo a captação considerada discreta quando exclusivamente ligeiramente maior qual a do lado oposto e Nesse caso sucessivamente. Estudo tomográfico ESTES pacientes com seguimento maior do qual 3 anos foram submetidos à retirada do material do síntese e TC do fêmur lesado. Os demais não puderam ser submetidos à TC devido à presença do material por síntese. As imagens do calo ósseo observadas na radiografia e TC foram comparadas usando o grau por captaçãeste pelo calo ósseo na cintilografia. A análise da TC foi realizada por radiologistas experientes que analisaram a morfologia e a FORMATOçãeste do calo ósseo (figuras D e D). RESULTADOS Em 6 pacientes clique aqui agora utilizando HIB, as fases do fluxo e equilíbrio no local da fratura foram semelhantes às do lado contralateral nãeste fraturado em quatro (66,seis%) e discretamente aumentadas em 2. A fase tardia (ou remodelaçãeste óssea) mostrou-se discretamente aumentada no local da fratura em cinco pacientes (oito,%) e aumentada em grau moderado em um (tabela, gráfico ). Nos artigo sete pacientes submetidos à fixação com PP, a fase por fluxo foi normal em todos. A fase do equilíbrio foi normal em cinco pacientes (7%), aumentada em grau discreto em 1 e em grau moderado em um (figura B). A fase tardia (ou remodelaçãeste óssea) mostrou-se alterada em todos os pacientes com PP, usando discreto aumento da remodelação pelo local da fratura em um (,%), moderada remodelação óssea em cinco (7%) e acentuada remodelação óssea em 1 (,%) (gráfico ). A paciente submetida à colocação por HIB há Muito mais tempo (,nove anos) apresentou discreta remodelação óssea, utilizando fluxo sanguíneo e equilíbrio normais. A paciente usando PP há Rev Bras Ortop _ Vol., Nº Marçeste, 69

Basicamente consiste na injeçãeste na veia do radiotraçador ósseo (difosfonados) qual permite o rastreamento do esqueleto saiba como 1 todo.

Em quatro pacientes (dois usando HIB e 2 com PP) o material do fixaçãeste foi retirado e em seguida foi realizada a TC do local da fratura. Nos pacientes utilizando HIB (n os e 6) a TC evidenciou ESTILOção por calo ósseo normal. Nestes pacientes, a cintilografia óssea evidenciou somente discreta remodelaçãeste óssea pelo local da fratura (figura ). Nos 2 pacientes tratados com PP a TC mostrou MANEIRAção do 1 calo ósseo irregular (figura ). C) Fase tardia N D M A N D M A PP Normal Gráfico Comparaçãeste Destes achados da cintilografia óssea trifásica nos dois MODOS de material por síntese HIB DISCUSSÃEste As fraturas diafisárias do fêmur sãeste, geralmente, secundárias a traumatismos por Enorme vigor (atropelamentos, acidentes automobilísticos e motociclísticos). Acometem geralmente adultos jovens na fase produtiva (,). A avaliaçãeste cintilográTeimavive dessas fraturas é rara na literatura (seis,7 ). A cintilografia óssea trifásica nos dá informações importantes de modo a avaliaçãeste e seguimento desses pacientes, tais saiba como a vascularizaçãeste e remodelaçãeste óssea do local da fratura (8). Este terapia proposto através AO (Arbeitsgemeinschaft für Osteosynthefragen) preconiza a redução anatômica dos 7 Rev Bras Ortop _ Vol., Nº Março,

 Se você é diagnosticado usando câncer, as metástases ósseas podem possibilitar, às vezes ser encontradas previamente do pregar quaisquer sintomas. Seu mé especialmentedico poderá pedir exames tais como cintilografia óssea. A cintilografia óssea mostra a presença (ou nãeste) do metástases ósseas. Neste exame é visualizada a totalidade do esqueleto, e às vezes É possibilitado a mostrar pontos por metástase óssea de que ainda nãeste estãeste provocando qualquer sintoma.

Lembre-se: o exame é contra-indicado em mulheres gestantes ou em amamentaçãeste. Caso esteja amamentando, deve-se suspender a amamentaçãeste e o contato íntimo usando a criança por no mínimo 24 horas após este exame.

Sim. ESTES riscos são mínimos e relacionados exclusivamente a probabilidade de reação adversa a medicamentos (incluindo reaçãeste alfoirgica), a ser o rubor cutâneo temporário (pele avermelhada) a reaçãeste Muito mais verificada, não se observando nenhuma reaçãeste grave que necessite por hospitalização ou qual cause sequela para saúpor.

Fase de equilíbrio: O paciente continua posicionado na câmara por cintilação e sãeste feitas imagens por mais 10 minutos.

Cintilografia é o nome genfoirico dado ao procedimento diagnóstico por imagem na especialidade do medicina nuclear. Esta é uma palavra híbrida cujo significado é registro da cintilaçãeste, de que é o primário fenômeno pelo processo de formação da imagem, a partir da radiação emitida pelo órgão de que está a ser examinado. De modo a que os variados órgãESTES do nosso corpo permitam ser examinados, é necessário executar usando qual ESTES materiais radioativos empregados cheguem até ESTES mesmos. De modo a isso, utilizamos elementos radioativos qual apresentam afinidade natural ou de que esses elementos estejam ligados a substâncias que possuem afinidade por esses órgãos.

A cintilografia óssea é utilizada de modo a criar diagnósticos de doenças ósseas e de modo a analisar a gravidade dessas doenças.

O nível do radiaçãeste injetada pelo paciente é mínimo e não proporciona nenhum estrago. A cintilografia óssea É possibilitado a ser realizada em hospitais ou em laboratórios por imagem.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *